Quem tem medo de Virginia Woolf?

Clássico do teatro contemporâneo, peça do norte-americano Edward Albee. Com
Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro no elenco.

 

“Se existir uma história daqui a alguns anos e eu fizer parte dela, atrevo-me a dizer que Quem tem medo de Virginia Woolf? será a peça que melhor se identifica com o meu nome.” A frase de Edward Albee, considerado um dos maiores dramaturgos do teatro moderno, contextualiza a importância da peça que ganha sua quarta montagem no Brasil com Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro no elenco. O espetáculo, sucesso de crítica e público no mundo inteiro, chega ao Teatro dos Quatro, no dia 11 de outubro, com direção de Victor Garcia Peralta, tradução de João Polessa Dantas e direção de produção de Giuliano Ricca.

O cenário criado por Gringo Cardia ambienta a casa de Jorge e Marta, que recebem os jovens Nick e Mel para um drink após uma festa. São dois casais de diferentes idades, mas com questões em comum. Os anfitriões, casados há mais de 20 anos, vivem uma relação de amor e ódio, na qual um segredo parece unir e, ao mesmo tempo, transformar a vida de ambos em uma grande ilusão. Já os visitantes têm um relacionamento aparentemente perfeito, mas, quando envolvidos nos jogos mentais e sexuais do primeiro casal, deixam transparecer as mentiras que os cercam.

No primeiro ato, Marta surge como uma mulher debochada e perversa que tripudia sobre o marido, ressaltando suas fraquezas enquanto se insinua para Nick. Na segunda parte da peça, as brigas começam a revelar o caráter dos personagens e a descortinar os segredos do casal mais jovem. A grande virada de Jorge se dá no terceiro e último ato do espetáculo, quando ele propõe aos visitantes uma sequência de jogos repletos de crueldade.

Nos textos de Albee nada é o que aparenta. Situações que começam aparentemente reais rapidamente entram na esfera da fantasia. Pela maestria com a qual o Albee constrói seus personagens, a peça, escrita há pouco mais de 50 anos, em outubro 1962, retrata o contexto dos Estados Unidos na época mostrando o fracasso do “sonho americano” e a tensão existente no país durante na Guerra Fria. Imortalizado no cinema por Elizabeth Taylor e Richard Burton em filme vencedor do Oscar em cinco categorias, o espetáculo mostra até onde podem ir as pessoas para manter seus relacionamentos, tornando o tema ainda atual e de interesse do público.

O figurino assinado por Marcelo Pies, somado ao visagismo de Fernando Torquatto, a iluminação de Maneco Quinderé e a trilha sonora de Marcelo Alonso Neves ambientam o espetáculo em uma atmosfera eletrizante. Quem tem medo de Virginia Woolf? é uma realização da MJC Polessa Produções Artísticas com coprodução da Ricca Produções Artísticas com patrocínio da Vivo. A peça fica em cartaz até março de 2014 e segue para São Paulo em abril.

 

Personalidades como Lázaro Ramos, Tais Araujo, Lilia Cabral, Xuxa Lopes, Barbara Paz, Regiane Alves,

Jesuíta Barbosa, Renata Sorrah e Stella Freitas prestigiaram a peça “Quem tem medo de Virginia Woolf?”

Jornal “O Globo” 8.10.2013

 

—————————————————————————————

INFORMAÇÕES

Quem tem medo de Virginia Woolf? 

Duração: (140 min)
Local: Teatro Raul Cortez (Fecomercio SP)
Rua Dr. Plínio Barreto 285 – Bela Vista

Telefone: (11) 3254 1631

Horários: Sex 21h30 Sáb 21h Dom 18h

Vendas on-line: Ingresso Rápido
Classificação Etária: 14 anos.Lotação: 402.
 
---------------------------------------------------------------------------------------